Processo baseado na diferença de tamanhos das partículas
das substância da mistura sólida.
Utilizam-se peneiros para a realização deste processo de separação. Estes, contêm uma rede que retém as partículas de maiores dimensões e permite que as de menores dimensões atravessem a rede, ficando assim os constituintes da mistura separados.
SUBLIMAÇÃO
Processo de separação que permite separar uma substância sólida que sublime com facilidade de outras com menor facilidade de sublimação. O processo realiza-se através do aquecimento da mistura. A mistura aquece um dos constituintes da mistura sublima, passando ao estado gasoso. Quando o vapor da substância entra em contacto com uma superfície arrefecida passa novamente ao estado sólido. Ficando assim o constituinte que sublima facilmente dos restantes
SEPARAÇÃO MAGNÉTICA
Este processo de separação consiste na separação de um dos componentes da mistura que contenha propriedades magnéticas dos restantes. Com a utilização de um íman, a substância magnética é atraída para o íman, separando-se dos restantes constituintes da mistura.
DECANTAÇÃO
Separação de uma substância sólida que se encontra envolvida num líquido.
Deixa-se a mistura repousar para que as partículas sólidas possam assentar no final do recipiente. Depois, com a ajuda de uma vareta, verte-se o líquido para outro recipiente, ficando assim as partículas sólidas separadas do líquido. Este processo de separação não permite uma separação rigorosa, pois algumas partículas serão arrastadas pelo líquido para o outro recipiente, Para que a separação estivesse corretamente realizada, teríamos de fazer, por exemplo uma filtração.
FILTRAÇÃO
Este processo de separação permite a separação de um sólido de um líquido ou de uma solução.
Utiliza-se um filtro (material que retém as partículas sólidas) - resíduo. Dando-se ao líquido recolhido de - filtrado.
O filtro tem de conter poros menores á da substância sólida que se pretende separar para que esta seja eficaz.
CENTRIFUGAÇÃO
Processo de separação que consiste na separação de partículas de dimensões muito pequenas que se encontram em suspensão num líquido.
Este processo realiza-se através do girar a grande velocidade da mistura numa centrifugadora.
Com este girar, as partículas sólidas existentes na mistura depositam-se no fundo do recipiente, permitindo assim que a sua separação ocorra.
DECANTAÇÃO EM FUNIL
Técnica que permite a separação de dois líquidos de densidades diferentes.
Coloca-se a mistura num funil de decantação deixando-se a mistura repousar. O líquido de maior densidade deposita-se em baixo ficando assim em cima o de menor densidade. Abre-se a torneira do funil de decantação separando-se assim, o líquido de maior densidade do de menor.
Separação de misturas homogéneas:
CRISTALIZAÇÃO
É a técnica utilizada para a recuperação de um sólido cristalino que se encontra dissolvido num líquido.
Pode realizar-se através da evaporação, evaporação esta estável sem grandes variações de temperatura.
Quanto mais lenta for a evaporação maiores e mais desenvolvidos ficarão os cristais.
Pode também recorrer a uma evaporação por diminuição de temperatura se o líquido em que os sais dos cristais se encontram dissolvidos evapore com o diminuir da temperatura.
EBULIÇÃO DO SOLVENTE
Esta técnica permite também a separação de um sólido dissolvido num líquido.
O processo consiste no aquecimento forçado (ebulição) de uma solução saturada. Devido á rapidez da evaporação do líquido, os cristais do sólido ficam menores e menos desenvolvidos.
DESTILAÇÃO: Consiste na ebulição de uma mistura no estado líquido, mas que os seus constituintes contêm diferentes pontos de ebulição.
SIMPLES
Neste tipo de destilação, para que o processo de separação seja rigoroso e eficaz, os líquidos têm de conter pontos de ebulição bastante diferentes. A separação também resulta de um aquecimento inicial e de um arrefecimento a meio do processo, para que as substâncias após a separação se mantenham no estado líquido.
FRACIONADA
Se a mistura a separar conter substâncias com pontos de ebulição próximos recorre-se a uma destilação fracionada, em que utilizamos uma coluna de fracionamento. Nos patamares mais elevados ficam as substâncias com menores pontos de ebulição e nos patamares inferiores ficam as substâncias com maiores pontos de ebulição.
CROMATOGRAFIA
Consiste na diferença das capacidades de se fixar num material sólido das substâncias de uma mistura.
Pode ser utilizada para separar substâncias de diferentes cores. Coloca-se uma porção de papel de filtro e mergulha-se o papel no solvente, observando-se o resultado, observando o cromatograma que se obtém.
Sem comentários:
Enviar um comentário